Domingo Maior (23/03/2014): 'Última Parada 174' relembra a história do sequestro

Filme busca reconstituir os fatos de forma rigorosa. Foto: Divulgação

A história real de Sandro Barbosa do Nascimento, menino de rua do Rio de Janeiro que sobreviveu à chacina da Candelária e cujas últimas horas de vida foram acompanhadas por milhões de pessoas através da TV, depois que o jovem sequestrou um ônibus no Jardim Botânico, na Zona Sul carioca. Este é o enredo de "Última Parada 174" (2008), filme que a Globo exibe no Domingo Maior do dia 23, a partir de  0h54 , horário de Brasília. 

Sinopse

Depois de ver a mãe ser assassinada, Sandro (Michel Gomes) vai morar na casa da tia, de onde acaba fugindo. O menino vira morador de rua e acaba acompanhando o assassinato de vários companheiros que dormiam na frente da igreja da Candelária. Paralelamente, o filme mostra o drama de Marisa (Cris Vianna), uma mãe viciada em drogas, que teve o filho Alessandro (Marcelo Mello Jr.) roubado pelo chefe do tráfico de sua comunidade, devido à uma dívida não paga.


As histórias se cruzam quando esta mulher vê em Sandro a oportunidade de ter seu filho desaparecido de volta. Tudo vai bem até o jovem trazer outro drama e sofrimento para a vida de Marisa. No dia 12 de junho de 2000, ele manteve um grupo de reféns dentro de um ônibus no Jardim Botânico. Uma grande operação da polícia foi montada e a imprensa televisionava todos os momentos, inclusive seu trágico desfecho.

Baseado no documentário "Ônibus 174" (2002), de José Padilha,  o diretor procurou fazer  uma rigorosa constituição dos fatos e optou por filmar "Última Parada 174" em locações como a Igreja da Candelária, no centro do Rio, e o bairro do Jardim Botânico.

Trailer

Share This Article Facebook +Google Twitter Digg Reddit
Back to top